quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia - 1974


Uma viagem alucinógena por um México sujo, decadente e ameaçador, povoado por personagens de moral altamente duvidosa que só poderiam ter saído da cabeça do diretor Sam Peckinpah.
Assim é Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia, esse road movie regado a litros de álcool e sangue.

Na estória, um latifundiário mexicano descobre que Alfredo Garcia engravidou sua filha e, indignado, oferece um milhão para quem lhe trouxer a cabeça (literalmente) do rapaz.
Um pianista de bar fracassado (Warren Oates) e sua namorada prostituta (Isela Vega) descobrem que Garcia já está morto e pretendem corta-lhe a cabeça para ganhar a recompensa. O problema é que toda sorte de criminosos e caçadores de recompensa saem atrás da dupla, e aí você já pode imaginar que coisa boa não vem por aí.

Peckinpah filmou no México, longe dos grandes estúdios americanos, o que lhe permitiu total liberdade criativa e controle sobra a produção.

O filme recebeu fortes críticas na época de seu lançamento, muitas ressaltando o excesso de violência e sordidez que ele apresentava. Atualmente é visto pela maioria como uma das obras primas do diretor.

O final, amargo e cravejado de tiros, não poderia ser mais característico de Peckinpah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário